Energia Maremotriz e Hidráulica

Energia Maremotriz

Existem três maneiras de utilizar o mar como fonte energia, sendo elas: as ondas, as marés e as diferenças de temperatura do oceano.

De uma forma geral, energia maremotriz é a produção de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água, ou seja, as marés. Existem dois tipos de energia maremotriz, sendo elas: energia cinética proveniente das correntes e das marés e energia potencial obtida através da diferença de altura entre as marés alta e baixa. Sendo que todos os locais do planeta “sofrem” de um efeito que se deve à rotação da Terra, as marés. Estas variam entre maré alta e maré baixa, sendo que demoram 12 horas e 25 minutos para alternarem entre estas duas fases. As marés são uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável.

A título de curiosidade, sendo que é também uma forma de demonstrar a potencialidade deste tipo de energia, é bom saber que em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar quer hoje quer no futuro, mesmo considerando que o consumo global duplica de dez em dez anos.

Modo de funcionamento

Após a construção de uma espécie de barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, produzindo energia eléctrica. Na maré baixa, o reservatório é desvazia e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo a energia eléctrica.

Vantagens Desvantagens

Não é poluente

O fornecimento da energia das ondas não é contínuo
Apresenta baixo rendimento, cerca de 20%

Fonte renovável

É fortemente dispendiosa
Destrói habitats naturais de diversas espécies de animais
Impossibilita a navegação

Não requer material muito sofisticado

Fornece energia durante apenas dez horas por dia
São necessárias amplitudes de marés superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável

Energia Hidráulica

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou uma queda de água, podendo estes ser naturais ou provocados pelo homem.

Para que esta produção de energia seja obtida de forma contínua é necessário que haja um fluxo de água de forma mais ou menos constante. Posto isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver uma adição de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada. As barragens (ou represas) são nada mais que lagos artificiais, construídos num rio, permitindo a geração contínua.

Modo de funcionamento

A água sai da barragem e atravessa uma turbina que é accionada à sua passagem, sendo que o tipo de turbina depende da altura da queda. Nas grandes correntes de água normalmente utiliza-se a turbina de Francis. O seu eixo está directamente ligado ao gerador. Em certas ocasiões, dispõem-se em fila vários conjuntos turbina-gerador, outras vezes a central é instalada no subsolo. Na central, para aumentar a tensão e facilitar o transporte, faz-se passar por um transformador a energia eléctrica procedente do gerador. Nos locais de destino, a tensão é de novo reduzida para se distribuir a corrente às indústrias e habitações.

Vantagens Desvantagens
A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água A construção de centrais hidroeléctricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas
Não polui o meio ambiente Dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroeléctricas podem também ocasionar o alargamento de terras e o deslocamento de populações ribeirinhas
É de baixo custo de produção

*Esta informação será actualizada e será acrescentada informação adicional, pois ainda nos encontrámos na busca de informação sobre as várias energias.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: